Cairá neve em Gramado durante o inverno? Conheça todos os segredos desse evento tão esperado

Se existe uma época mais esperada na cidade de Gramado, essa época é o inverno. A cidade lota de turistas, todos com desejo de curtir o melhor que o inverno gaúcho pode oferecer. Diante de todas as opções de passeios e lazeres, há algo que encanta a todos e sempre é esperado: neve. Sim, a neve é bastante aguardada por todos, sejam os próprios moradores até os turistas. Mas será se caíra neve em Gramado durante o inverno? Essa é uma das principais dúvidas que todos desejam saber. Então, venha conosco e conheça! 

 

 

 

Quando é o período de inverno na cidade de Gramado?

 

Período mais procurado, sonhado e desejado por todos, essa é época preferida dos turistas: inverno. Mas quando seria mesmo? Bemessa época ocorre durante os meses de junho a agosto. A temperatura ao longo desses meses são as mais baixas do ano e traz um encanto maior para toda a cidade. A neblina toma cada vez mais a forma da paisagem, trazendo um clima de aconchego e tranquilidade. Sinceramente, não tem como não resistir a cidade de Gramado durante esse período do ano. Realmente, muito linda!

 

 

 

 

Histórico de neve na cidade

 

Para quem não sabe, a cidade de Gramado já foi palco diversas vezes de ocorrência de neve. A cidade, por estar localizada na Serra Gaúcha, possui todas as características ideais para isso. 

 

O estado do Rio Grande do Sul é predominantemente plano e o seu principal acidente é a Serra Gaúcha, a qual possui altitudes de até 1300 metros. Como bem sabe, quanto mais alto, mais intensas são as temperaturas, que tendem a chegar a números próximos de zero e até negativas no ápice do inverno. Isso contribui imensamente para a ocorrência e até probabilidade de neve no local. 

 

Na maioria dos anos, os pontos mais altos da Serra Gaúcha são palcos de flocos de neve. Por mais que isso não seja muito conhecido e nem muito intenso em Gramado, realmente, cai neve na cidade. Porém, não é como em outros países pelo mundo, como: Canadá, Estados Unidos, Suíça, etc. Nos lugares mais altos de Gramado, como em 2018, ocorre a queda de flocos de neve, mas, lembrando, não é em grande quantidade e nem é o suficiente para acumular.

 

Essas situações ocorrem mais durante a madrugada, período em que o frio é mais intenso. Então vale a pena ficar de olho nas notícias meteorológicas (temperatura e umidade) e, se possível, olhar sempre pelas janelas. Já pensou a neve cai e você estar dormindo? Acordou e ela nem acumulou? Não dá, né?

 

Garanto uma coisa: vale muito a pena todo esforço para vê-la!

 

 

 

 

Em que momento a probabilidade seria maior? 

 

Há um certo período em que a cidade de Gramado, como qualquer outra, possui uma maior probabilidade de ocorrência de neve. Esse período ocorre no mês de julho, onde as temperaturas estão muito baixas e, consequentemente, o frio é mais intenso. 

 

Como foi afirmado mais acima, vale a pena estar atento as notícias meteorológicas, pois elas indicam o período ideal para subir a Serra Gaúcha e quem sabe ter a oportunidade de ver flocos de neve caindo do céu. Fala sério! Que sonho, hein? 

 

 

 

Como se preparar para o frio?

 

Neve e frio, apesar de encantadores, não são nada confortáveis para aquelas pessoas que não se preparam para encarar baixas temperaturas. Então, antes de tudo, se prepare bem com todos os utensílios necessários para se manter quentinho durante o frio intenso. 

 

Você sabe quais são os itens necessários?

 

Para que você se sinta bem aquecido durante a viagem para Gramado, vale a pena apostar na camisa térmica, jaqueta, calça jeans ou calça térmica (dependendo de sua sensibilidade), touca, luvas, cachecol, etc. Com tudo isso, com certeza, você andará tranquilamente pela cidade sem sofrer com as baixas temperaturas.

 

É importante destacar que, em caso de esquecimento de algum item importante para encarar o frio, não há motivos para se preocupar, pois na cidade, principalmente no centro, você encontrará diversos locais para comprar acessórios e roupas necessárias para o inverno. Por aqui, temos solução para tudo! 

 

 

 

 

Neve em Gramado ao longo de todo ano

 

Resolveu viajar e mesmo assim não conseguiu ver a tão sonhada neve, o que fazer? Temos uma ótima solução!

 

Há um local incrível em Gramado, onde você possui a oportunidade de curtir a neve em qualquer época do ano. Esse local é chamado de Snowland, localizado próximo a Vinícola Ravanello e a Polimix Concreto. Basicamente, é um parque temático de inverno, onde sua família irá poder apreciar temperaturas negativas e se divertir bastante com todas as atrações que o Parque Snowland oferece aos seus clientes.

 

Sem dúvidas nenhuma, vale muito a pena visitar o local e curtir todas as atrações do parque, como: montanha de neve, playground na neve, patinação no gelo, tubing, oficina do tio urso, espetáculo flokus, caverna do yeti, cinema 4D, etc. São tantas coisas que, certamente, não haverá tempo para aproveitar todas as diversões, rsrs!

 

Lembrando: fique atento aos horários de funcionamento do local e encare essa aventura com quem você ama. 

 

 

 

 

 

 

E aí, vai perder toda essa oportunidade de ver neve de verdade ou até mesmo apreciar o primeiro parque de neve indoor das Américas?

 

Não dá, né? Então corre e venha fazer a sua reserva na melhor pousada de Gramado, a Chalets do Vale. Um lugar tranquilo, confortável e aconchegante, do jeito que você necessita. Aproveite as férias de junho e julho da melhor maneira: viajando para Gramado e se hospedando da Chalets do Vale. 

 

Lembrando que as nossas disponibilidades estão acabando, então você deve realizar o quanto antes a sua reserva. Estamos te esperando!

 

 

 

 

 

 

 

Para continuar recebendo todas as nossas atualizações, nos siga nas redes sociais (Facebook e Instagram) e confira todas as nossas novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *